SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Emotional development of adopted children: integrative review of literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

ALEXANDRE, Marta de Lima  and  ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Prática do Psicólogo na Atenção Básica - SUS: conexões com a clínica no território. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 284-299. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.102.12.

Este estudo investiga as possibilidades e os desafios da prática clínica do psicólogo no cotidiano das Equipes de Saúde da Família (EqSF), a partir do trabalho interdisciplinar e da promoção de saúde em duas comunidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Para tal, no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF), analisa a relação do psicólogo com essa estratégia, cartografando os efeitos de sua inserção na Atenção Básica (AB), enfatizando sua atuação no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e identificando seus pontos de represamento e seus pontos de invenção. Esta pesquisa tem, ainda, como marco teórico, a Esquizoanálise, e, como metodologia, a cartografia, percebendo a realidade e a subjetividade como compostas por uma multiplicidade de linhas que se entrelaçam. Os procedimentos metodológicos são a imersão em campo e a entrevista semiestruturada. Na perspectiva cartográfica, foram entrevistados cinco membros da EqSF, três gestores e uma usuária. Nesse contexto, investigamos os elementos heterogêneos que se conectavam aos processos de subjetivação; tendo como foco a prática clínica na relação interdisciplinar na AB. Concluímos que a complexidade da rede SUS e sua expansão apontam para desafios na inserção da psicologia na AB articulada ao NASF e para a necessidade de contribuir para potencializar sua atuação no plano ético-político.

Keywords : Atenção Básica; prática clínica; interdisciplinaridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License