SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Sociodemographic and psychological profile of patients of an emergency service in a hospital of Rio de Janeiro city author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

SILVA, Lorrayne Caroline Garcia; TAMBELINI, Carolina Lopes; VERCEZE, Flavia Angelo  and  CORDEIRO, Silvia Nogueira. Uso da EDAO-R para caracterizar a adaptação psicológica de mulheres atendidas em uma Unidade Básica de Saúde. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 2-13. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.111.01.

O atendimento em saúde mental da mulher permanece limitado, pela falta de serviços especializados. Portanto, este estudo teve como objetivo apresentar características sociodemográficas de mulheres que buscaram o serviço de psicologia em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e caracterizar a adaptação psicológica delas, a fim de fornecer subsídios para a intervenção multidisciplinar. Foram realizadas triagens com uma amostra, escolhida de forma aleatória, das mulheres que procuraram atendimento psicológico na UBS e que tinham acima de 18 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, seguindo o roteiro da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Redefinida (EDAO-R). A análise de dados foi realizada de acordo com os critérios da escala utilizada, de forma quantitativa. Cerca de 50% das mulheres apresentaram como resultado adaptação ineficaz grave ou severa. Os resultados mostraram que as queixas estão principalmente relacionadas com o setor afetivo-relacional, indicando que as intervenções deveriam enfocar esses aspectos e suas implicações em outros setores.

Keywords : EDAO-R; saúde da mulher; UBS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License