SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Perfil sociodemográfico e psicológico dos pacientes do serviço de emergência de um hospital da cidade do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SILVA, Lorrayne Caroline Garcia; TAMBELINI, Carolina Lopes; VERCEZE, Flavia Angelo  e  CORDEIRO, Silvia Nogueira. Uso da EDAO-R para caracterizar a adaptação psicológica de mulheres atendidas em uma Unidade Básica de Saúde. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 2-13. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.111.01.

O atendimento em saúde mental da mulher permanece limitado, pela falta de serviços especializados. Portanto, este estudo teve como objetivo apresentar características sociodemográficas de mulheres que buscaram o serviço de psicologia em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e caracterizar a adaptação psicológica delas, a fim de fornecer subsídios para a intervenção multidisciplinar. Foram realizadas triagens com uma amostra, escolhida de forma aleatória, das mulheres que procuraram atendimento psicológico na UBS e que tinham acima de 18 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, seguindo o roteiro da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Redefinida (EDAO-R). A análise de dados foi realizada de acordo com os critérios da escala utilizada, de forma quantitativa. Cerca de 50% das mulheres apresentaram como resultado adaptação ineficaz grave ou severa. Os resultados mostraram que as queixas estão principalmente relacionadas com o setor afetivo-relacional, indicando que as intervenções deveriam enfocar esses aspectos e suas implicações em outros setores.

Palavras-chave : EDAO-R; saúde da mulher; UBS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License