SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Uso da EDAO-R para caracterizar a adaptação psicológica de mulheres atendidas em uma Unidade Básica de SaúdePolivitimização de meninos vitimizados sexualmente: uma análise documental a partir de fichas de notificação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

BORSA, Juliane Callegaro; SALLES, Bruno Maciel de Carvalho Pinto  e  PINTO, Andrea Magalhães de Oliveira. Perfil sociodemográfico e psicológico dos pacientes do serviço de emergência de um hospital da cidade do Rio de Janeiro. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 14-25. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.111.02.

O presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil sociodemográfico e psicológico do usuário de serviço de emergência de um hospital da cidade do Rio de Janeiro. Participaram 901 usuários (57,4% mulheres), com idades entre 18 a 97 anos (M = 43,26; DP = 15,63), atendidos no período de dezembro de 2013 a maio de 2015. Os participantes foram convidados a preencher um questionário composto pelos seguintes instrumentos: Escala de Positividade (EP), Inventário de Saúde Mental (MHI-5) e Questionário de Informações sobre Paciente. A coleta foi realizada por estagiários do Programa PET-Saúde nas dependências do serviço de emergência. Os resultados indicaram que aqueles com maiores índices de positividade e saúde mental demonstraram menores níveis de sofrimentos associados ao momento de hospitalização, incluindo dor, estresse e tristeza/depressão. Pacientes mais jovens demonstraram maiores índices de dor e estresse no momento em que estavam no hospital, além de menores níveis de positividade e saúde mental. As participantes do sexo feminino apresentaram menores índices de saúde mental e maiores níveis de estresse e tristeza/depressão no momento em que responderam à pesquisa. Os dados dessa investigação permitiram conhecer o impacto da doença e da hospitalização na vida dos usuários desse serviço emergência. Aponta-se para a importância de um espaço hospitalar humanizado, que permita aos usuários o acolhimento e o atendimento pleno de suas necessidades físicas e também psicológicas.

Palavras-chave : psicologia da saúde; psicologia hospitalar; serviço hospitalar de emergência; caracterização dos usuários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License