SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Perfil sociodemográfico e psicológico dos pacientes do serviço de emergência de um hospital da cidade do Rio de JaneiroProblemas emocionais e de comportamento, vulnerabilidade cognitiva e estresse: uma revisão narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SAID, Amanda Pinheiro  e  COSTA JUNIOR, Áderson Luiz. Polivitimização de meninos vitimizados sexualmente: uma análise documental a partir de fichas de notificação. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 26-36. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.111.03.

A ocorrência de mais de um tipo de violência gera consequências mais significativas para as polivítimas, em comparação às vítimas de um único tipo de violência. A necessidade de ampliar a compreensão do fenômeno polivitimização passa, ainda, pela carência de estudos nacionais sobre a temática, especialmente no contexto de abuso sexual de meninos vitimizados sexualmente. Estudos apontam que os meninos apresentam maior frequência de polivitimização, em comparação às meninas. Objetivando ampliar a compreensão desse fenômeno, a partir da utilização de documento oficial do governo, efetuou-se pesquisa documental com fichas de notificação, no Distrito Federal, dos anos de 2013 e 2014. Com base na análise dos 290 casos, verificou-se que os índices de polivitimizações foram coerentes com dados de outros estudos, assim como a maior frequência de vitimizações psicológica, física e com uso de força e ameaça. A existência de dificuldades no preenchimento da ficha de notificação pelos profissionais de saúde aponta para a necessidade de capacitações e treinamentos de habilidades. Embora a análise documental pudesse incluir algumas críticas metodológicas, não se aplicam aos resultados obtidos, tendo em vista que o estudo acessou 100% dos casos do DF, no referido período, e, ainda, a grande lacuna de estudos sobre essa temática.

Palavras-chave : abuso sexual infantil; vitimizações; notificação de abuso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License