SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Polivitimização de meninos vitimizados sexualmente: uma análise documental a partir de fichas de notificaçãoProgramas de Educação Familiar para famílias de crianças com deficiência: uma proposta promissora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

BARRETO, Isabella Soares  e  TEODORO, Maycoln Leôni Martins. Problemas emocionais e de comportamento, vulnerabilidade cognitiva e estresse: uma revisão narrativa. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 37-58. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.111.04.

Cognições disfuncionais e eventos estressores desempenham um papel importante no desenvolvimento da sintomatologia depressiva em adultos, porém, pesquisas sobre tal relação na infância e na adolescência e sua aplicação a diferentes sintomas ainda não são totalmente conclusivas. Diante disso, com o intuito de analisar tais evidências, realizou-se uma revisão de literatura acerca da díade vulnerabilidade-estresse como fator de risco para o desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento. A revisão foi conduzida no mês de maio de 2016 nas seguintes bases de artigos: Pubmed, PsycINFO e ScienceDirect. Utilizaram-se como critério de inclusão: disponibilidade dos resumos nas bases de dados, amostra composta por crianças ou adolescentes e o fato de ter como objetivo principal investigar a relação entre crenças cognitivas, eventos estressores e problemas emocionais e de comportamento. Foram encontrados 34 artigos que abordaram o tema e indicaram evidências positivas do modelo de diátese-estresse, especialmente para sintomas internalizantes. São necessários mais estudos sobre o assunto que englobem sintomas externalizantes, que adotem uma perspectiva do desenvolvimento e que investiguem possíveis fatores de proteção.

Palavras-chave : diátese-estresse; problemas emocionais e de comportamento; crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License