SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A função do objeto na clínica do autismoAvaliação da qualidade de vida, estresse, ansiedade e coping de jogadores de futebol de campo da categoria sub-20 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

FEIJAO, Georgia Maria Melo  e  MORAIS, Normanda Araujo de. Interação família e trabalho: a percepção de docentes do ensino superior acerca da satisfação conjugal. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 83-96. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.111.07.

O presente artigo buscou compreender as percepções de professores universitários acerca da sua satisfação conjugal (SC), bem como da influência que o trabalho exerce sobre a sua conjugalidade. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa, por meio de entrevistas a seis docentes (três de cada sexo e idades variando de 34-50 anos). A análise de conteúdo das entrevistas gerou três categorias: (i) SC: Definição e Avaliação; (ii) Sobre as rotinas de trabalho próprio e do(a) companheiro(a); e (iii) Relação Conjugalidade - Trabalho Docente. Verificou-se que a SC foi definida a partir de diferentes elementos (companheirismo, sexualidade, confiança) e que foi avaliada positivamente pelos docentes. A rotina de trabalho (própria e do/a companheiro/a) foi descrita como bastante intensa, limitando o tempo destinado à vida conjugal e familiar. A distância física, o tempo passado longe dos filhos e do/a cônjuge e a necessidade de levar trabalho para casa foram mencionados como obstáculos à SC. Conclui-se que se constitui um desafio para esse profissional tentar conciliar vida conjugal/familiar e trabalho, duas esferas centrais ao bem-estar humano.

Palavras-chave : satisfação conjugal; professores; conjugalidade; relação trabalho-família.

        · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License