SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Avaliação da qualidade de vida, estresse, ansiedade e coping de jogadores de futebol de campo da categoria sub-20O silêncio em palavras mudas e ausentes: uma escuta psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

IENSEN, Silvio Augusto Lopes  e  MACEDO, Mônica Medeiros Kother. Impasses e alcances da psicanálise: o empreendedorismo do analista contemporâneo. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 106-121. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.111.09.

O artigo apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo realizada com psicanalistas, com significativa experiência clínica e produção escrita sobre Psicanálise. Por meio de entrevistas semidirigidas, buscou-se explorar os efeitos das demandas clínicas contemporâneas na forma dos participantes exercerem a clínica e, também, suas concepções a respeito da atual situação da Psicanálise. Os dados obtidos foram trabalhados com o método de Análise de Conteúdo e resultaram na estruturação de quatro Categorias Finais: Incompletude e abertura da Psicanálise: o valor do legado de Freud; A clínica psicanalítica atual: exigência de trabalho ao psicanalista; O ouro da Psicanálise; e, por último, O enfrentamento do mal-estar próprio da Psicanálise: riscos e potenciais. Os achados deste estudo permitiram definir como empreendedorismo o trabalho criativo do psicanalista diante de impasses clínicos e nomear como analista contemporâneo o profissional que, compromissado com a essência do legado freudiano, inquieta-se e cria frente aos interrogantes clínicos, produzindo, assim, conhecimento em Psicanálise.

Palavras-chave : clínica psicanalítica; analista contemporâneo; Psicanálise; empreendedorismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License