SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1O silêncio em palavras mudas e ausentes: uma escuta psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

BITTENCOURT, Aline Alvares; BENETTI, Silvia Pereira da Cruz  e  SERRALTA, Fernanda Barcellos. Integração entre pesquisa empírica e prática clínica psicanalítica: um estudo ilustrativo. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 136-147. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.111.11.

Entre as alternativas para superar a dissociação entre a investigação científica e a prática clínica psicanalítica, destaca-se a utilização de procedimentos empíricos que avaliam questões clinicamente importantes, como a inclusão da perspectiva do psicoterapeuta no estudo e a publicação de resultados de pesquisa em linguagem acessível ao psicoterapeuta. O presente trabalho mostra, por meio de um estudo sistemático de caso único de uma psicoterapia com uma paciente borderline, como dados clínicos e empíricos podem ser conjugados para ampliar a compreensão da paciente e das mudanças no seu funcionamento ao longo do 1º ano do tratamento. A sistematização do caso foi baseada nas anotações clínicas da psicoterapeuta e na aplicação de dois instrumentos: o SWAP-200, que avalia personalidade, e o SCL-90-R, que examina a sintomatologia. Esses dados foram integrados para formular uma hipótese compreensiva clínico-empírica sobre o processo psicoterápico e as mudanças no funcionamento da paciente no 1º ano de tratamento. A conclusão indica que, embora não seja uma tarefa simples, a integração entre a pesquisa empírica e a prática clínica psicanalítica é possível e potencialmente útil para ambos os campos. A superação dessa histórica separação depende do esforço conjunto de psicoterapeutas e pesquisadores.

Palavras-chave : pesquisa em psicoterapia psicanalítica; estudo de caso sistemático; processo psicoterápico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License