SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Between desire and decision: the choice to have children in actuality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

CENCI, Claudia Mara Bosetto; FREITAS, Clarissa Pinto Pizarro  and  HABIGZANG, Luísa Fernanda. Relações entre gestão de dinheiro, ajuste díadico e conflito conjugal. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 149-160. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.112.01.

O exercício da conjugalidade é complexo e exige um investimento afetivo e financeiro dos cônjuges. Este artigo resulta de uma pesquisa empírica com delineamento quantitativo. Investigou-se as relações existentes entre os significados do dinheiro, manejo do dinheiro, ajustamento diádico e conflito conjugal em uma amostra brasileira com 246 indivíduos casados. O significado positivo atribuído ao dinheiro relacionou-se com a forma positiva de manejo compartilhado do mesmo, um maior ajustamento diádico e menores índices de conflito entre os casais. Os casais que adotaram as práticas de manejo compartilhado apresentaram índices mais altos de ajustamento diádico e menores índices de conflito. Por outro lado, os índices de ajustamento diádico e de conflitos entre casais foram similares entre aqueles que utilizaram o gerenciamento total dos gastos e a gestão independente do dinheiro. O manejo compartilhado pode ser classificado como uma forma positiva de os casais gerenciarem suas finanças.

Keywords : significado e manejo do dinheiro; ajustamento diádico; conflito conjugal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License