SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Relações entre gestão de dinheiro, ajuste díadico e conflito conjugalEfeitos da terapia assistida por animais na qualidade de vida de idosos: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

BERNARDI, Denise; FERES-CARNEIRO, Terezinha  e  MAGALHAES, Andrea Seixas. Entre o desejo e a decisão: a escolha por ter filhos na atualidade. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 161-173. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.112.02.

O presente estudo é parte de uma investigação mais ampla sobre o adiamento do projeto parental e tem como objetivo investigar os fatores envolvidos no adiamento do projeto de ter filho na atualidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistados cinco homens e cinco mulheres do segmento socioeconômico médio, membros de casais distintos, com idades entre 33 e 37 anos, sem filhos. Os resultados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo na sua vertente categorial. Da análise do material, emergiram seis categorias de análise. Para atingir os objetivos formulados no presente trabalho, serão discutidas as categorias: motivos para o adiamento do projeto de ter filhos e motivos para o não adiamento do projeto de ter filhos. Os resultados apontaram que existe uma influência de ordem social para que o casal conjugal se torne casal parental. Contudo, o projeto de ter filhos é cada vez mais um projeto que está sendo repensado. Constatou-se que a decisão de ter filhos é uma experiência complexa, que envolve inúmeros fatores.

Palavras-chave : casal; filhos; parentalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License