SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Between desire and decision: the choice to have children in actualityDevelopment and primary validation of the Adolescents Negative and Positive Automatic Thoughts Inventory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

PALOSKI, Luis Henrique et al. Efeitos da terapia assistida por animais na qualidade de vida de idosos: uma revisão sistemática. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 174-183. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.112.03.

O estudo objetivou investigar os efeitos da Terapia Assistida por Animais (TAA) na qualidade de vida em idosos por meio de uma revisão sistemática. Foi realizada a busca de artigos, por dois juízes, nas bases de dados indexadas na Medline, PsycINFO, Embase e Web of Science. Utilizaram-se as recomendações da Declaração Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses para esta revisão. A partir de critérios de inclusão/exclusão, foram recuperados e analisados oito artigos. Os estudos destacam que a TAA produz melhoria na qualidade de vida dos idosos, e os instrumentos para essa avaliação foram diversificados. Conclui-se que a TAA afeta positivamente a qualidade de vida dos idosos.

Keywords : Terapia Assistida por Animais; qualidade de vida, idosos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License