SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Entre o desejo e a decisão: a escolha por ter filhos na atualidadeConstrução e validação inicial do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

PALOSKI, Luis Henrique et al. Efeitos da terapia assistida por animais na qualidade de vida de idosos: uma revisão sistemática. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 174-183. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.112.03.

O estudo objetivou investigar os efeitos da Terapia Assistida por Animais (TAA) na qualidade de vida em idosos por meio de uma revisão sistemática. Foi realizada a busca de artigos, por dois juízes, nas bases de dados indexadas na Medline, PsycINFO, Embase e Web of Science. Utilizaram-se as recomendações da Declaração Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses para esta revisão. A partir de critérios de inclusão/exclusão, foram recuperados e analisados oito artigos. Os estudos destacam que a TAA produz melhoria na qualidade de vida dos idosos, e os instrumentos para essa avaliação foram diversificados. Conclui-se que a TAA afeta positivamente a qualidade de vida dos idosos.

Palavras-chave : Terapia Assistida por Animais; qualidade de vida, idosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License