SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Efeitos da terapia assistida por animais na qualidade de vida de idosos: uma revisão sistemáticaTerapia de casal em contextos de violência conjugal: revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

FROESELER, Mariana Verdolin G.; OHNO, Priscilla Moreira  y  TEODORO, Maycoln Leôni Martins. Construção e validação inicial do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA). Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 184-196. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.112.04.

Com base no modelo cognitivo de Beck e na compreensão do papel mediacional da cognição, o Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA) avalia a frequência com a qual os jovens tiveram pensamentos sobre si, sobre os outros e sobre o futuro. Dois estudos interdependentes, com objetivos e métodos distintos, foram conduzidos. Um total de 149 adolescentes (12 a 16 anos; M=12,9 anos; DP=0,9; 52,3% do sexo feminino) preencheram um questionário aberto e informaram sobre seus pensamentos positivos e negativos. Submetidos a análises de conteúdo, as respostas ao questionário serviram de base para a construção, no segundo estudo, dos 142 itens da versão preliminar do IPANPA. Cinco juízes especialistas em Terapia Cognitiva com adolescentes avaliaram a qualidade e validade de conteúdo da versão preliminar, que também foi respondida por 26 adolescentes (13 a 18 anos; M=14,9 anos; DP=1,3; 65,4% do sexo feminino), a fim de obter informações sobre a clareza de linguagem da instrução e dos itens. Análises quantitativas e qualitativas conduziram à reformulações no instrumento, produzindo a versão com 136 itens. Pode-se afirmar que o IPANPA é um instrumento promissor na avaliação de pensamentos automáticos, podendo ser útil tanto para a avaliação do construto nos contextos clínico e de pesquisa.

Palabras clave : pensamentos automáticos; avaliação; adolescentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License