SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Construção e validação inicial do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA)Codependentes de substâncias psicoativas: percepção de suporte social e qualidade de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

RAZERA, Josiane et al. Terapia de casal em contextos de violência conjugal: revisão integrativa da literatura. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 197-205. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.112.05.

A violência conjugal é um fenômeno que tem sido significativamente estudado, contudo, poucas publicações abordam as possibilidades de terapia de casal nesse contexto. Neste artigo, propõe-se uma revisão integrativa das publicações sobre o tema, entre os anos de 2011 a 2016, por meio das bases de dados ISI Web of Science, PsycARTICLES, PsycINFO, Lilacs e Medline. As buscas foram realizadas com os descritores "intimate partner violence" AND "couple therapy". Foram analisados 16 artigos na íntegra, em que predominaram publicações nos Estados Unidos, no ano de 2014, e o principal delineamento metodológico foi a revisão teórica. Não foi constatada homogeneidade dos objetivos, visto que avaliaram desde a efetividade de terapia de casal em situações de violência conjugal, as variáveis associadas ao contexto de violência nos relacionamentos e na terapia e até as contribuições da construção teórica sobre a temática. Evidenciou-se que diferentes tipos de demandas estão associados às manifestações da violência na conjugalidade, o que limita o uso de intervenções similares para todos os casos. Ainda, existem divergências acerca do tratamento em conjunto ou separadamente, o que indica a necessidade de aprofundamento teórico como sustentação para a prática.

Palavras-chave : casamento; violência conjugal; terapia de casal; intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License