SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Codependentes de substâncias psicoativas: percepção de suporte social e qualidade de vidaEficácia Adaptativa: uma revisão sistemática das publicações brasileiras (2012 a 2016) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SOUZA, Fernanda Martins de  e  BOING, Elisangela. As repercussões do tratamento de leucemia aguda na dinâmica familiar: um estudo de casos múltiplos. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 217-231. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.112.07.

O presente trabalho teve como objetivo compreender as repercussões do tratamento de leucemia aguda na configuração e dinâmica familiar, a partir da Teoria Sistêmica, especificamente da Teoria do Ciclo de Vida Familiar. Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo, transversal, com abordagem qualitativa, nos moldes de estudo de casos múltiplos. Em um hospital público do sul do Brasil, foram selecionados os casos de três pacientes do sexo masculino com 39, 22 e 19 anos de idade, que estavam, também respectivamente, há 3, 6 e 9 meses em tratamento de leucemia aguda. Foi realizada entrevista semiestruturada integrada à construção do genograma familiar. A análise se deu por meio de estratégia analítica baseada em proposições teóricas, estratégia analítica descritiva e síntese de casos cruzados. Os dados do genograma foram submetidos à análise qualitativa. Em cada caso, foram discutidos os diferentes momentos no ciclo de vida individual e da família. Nos três casos, a dinâmica familiar sofreu mudanças em diversos âmbitos: rotina, reorganização, troca de funções e responsabilidades entre os membros, principalmente referentes às tarefas domésticas, cuidado com os filhos, liderança, tomada de decisões e suporte emocional. A configuração familiar apresentou mudança apenas no quesito sustento da família. Destaca-se que os participantes perceberam aumento na proximidade das relações familiares e a mobilização de novas figuras da rede de apoio familiar. A capacidade de adaptação das famílias se configurou como importante fator psicológico e social de proteção e de promoção de saúde.

Palavras-chave : leucemia aguda; tratamento onco-hematológico; dinâmica familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License