SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2As repercussões do tratamento de leucemia aguda na dinâmica familiar: um estudo de casos múltiplosObservação e escuta: recursos metodológicos de investigação em psicologia no âmbito da saúde materno-infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SERRALHEIRO, Regiane Ribeiro de Aquino; HELENO, Maria Geralda Viana  e  FARHAT, Cecília Aparecida Vaiano. Eficácia Adaptativa: uma revisão sistemática das publicações brasileiras (2012 a 2016). Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 232-242. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.112.08.

A adaptação pode ser compreendida como condição essencial para a sobrevivência do indivíduo frente aos problemas que se apresentam no dia a dia. Para avaliar a eficácia adaptativa, que é o grau de adaptação do indivíduo, foi desenvolvida a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO). Diante da amplitude de possibilidades de uso da EDAO, o presente artigo é uma revisão sistemática das publicações referentes a esta escala no período de 2012 a 2016. As buscas foram realizadas nas bases de dados BVS-Psi, Portal Periódico Capes, PePSIC, index Psi Periódicos, SciELO, Lilacs e IBICT, utilizando as palavras-chave EDAO e Eficácia Adaptativa. Foram encontradas 120 publicações - destas, 30 foram excluídas, por estarem repetidas, 61, por não terem relação com o tema e 4, por se tratarem de trabalhos completos publicados em anais de Iniciação Científica, totalizando 25 publicações analisadas na íntegra. Quanto ao tema, a maioria (40%) aborda a dinâmica psíquica de pacientes, a evolução do processo psicoterapêutico na utilização da Psicoterapia ou Psicoterapia Breve Operacionalizada (PBO) (28%) e estudos sobre doenças crônicas (8%). Além dos estudos com a EDAO (56%), observou-se crescente utilização da versão de autorrelato (32%). Concluiu-se que a EDAO demonstra ser sensível tanto para diagnóstico quanto prognóstico, assim como para observar a evolução dos quadros clínicos após intervenção psicoterápica.

Palavras-chave : EDAO; adaptação; Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License