SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Eficácia Adaptativa: uma revisão sistemática das publicações brasileiras (2012 a 2016)Dor cortante: sofrimento emocional de meninas adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

ARPINI, Dorian Mônica et al. Observação e escuta: recursos metodológicos de investigação em psicologia no âmbito da saúde materno-infantil. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 243-256. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.112.09.

O artigo tem por objetivo apresentar uma caracterização teórico-metodológica da observação e da escuta clínicas como importantes recursos de investigação em um contexto de saúde pública na área materno-infantil. Para tanto, são abordados os instrumentos metodológicos adotados em uma pesquisa longitudinal, intitulada Promoção de saúde a bebês atendidos em uma Unidade Básica de Saúde: o olhar voltado para indicadores de risco clínico ao desenvolvimento infantil. A utilização desses recursos metodológicos na pesquisa foi orientada pelos Indicadores Clínicos de Risco ao Desenvolvimento Infantil (IRDI) e são ancorados no referencial psicanalítico. No artigo, procuramos descrever como a observação e a escuta foram utilizadas na referida investigação, assim como as principais questões que se fizeram presentes no emprego desses recursos para situações de pesquisa. Pode-se sustentar que a combinação desses recursos são excelentes instrumentos de pesquisa para acessar e compreender as configurações da saúde psíquica no campo materno-infantil. Contudo, apesar de seus benefícios, o pesquisador deverá adotar uma postura de cuidado, atenção e sensibilidade, de forma a não perder o valor potencial que esses dispositivos possuem.

Palavras-chave : observação; escuta; saúde materno-infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License