SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Observação e escuta: recursos metodológicos de investigação em psicologia no âmbito da saúde materno-infantilIntervenções psicológicas para homens perpetradores de violência contra a mulher: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

TOSTES, Guilherme Wykrota; ASSIS, Natália Del Ponte de; VAISBERG, Tânia Maria José Aiello  e  CORBETT, Elisa. Dor cortante: sofrimento emocional de meninas adolescentes. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 257-267. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.112.10.

Esta pesquisa objetiva investigar a experiência vivida por meninas adolescentes que se autolesionam, sintoma de sofrimento emocional que vem ganhando maior visibilidade social e motivando preocupação entre profissionais de saúde mental. O trabalho articula-se como pesquisa qualitativa mediante uso do método psicanalítico, pelo estudo de postagens em blogs assinados por oito meninas adolescentes que se identificam como praticantes de atos autolesivos. Leituras e releituras do material, em estado de atenção flutuante, permitiram a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional: "Desprovidas de afeto" e "Crime e castigo". O quadro geral indica que essas pessoas habitam, imaginariamente, um mundo hostil, marcado pela experiência de culpa persecutória pela privação de afeto, cuidado e consideração, apontando que exigências fundamentais na constituição da pessoalidade não estão sendo satisfatoriamente contempladas.

Palavras-chave : autolesão; sofrimento; adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License