SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Gravidez pós-estupro: considerações com base na Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento HumanoA influência da depressão pós-parto sobre as práticas educativas parentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

ROSSATO, Lucas; SANTEIRO, Tales Vilela; BARROSO, Sabrina Martins  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Perfil de atendimentos psicológicos em contextos de violência sexual infantojuvenil: revisão integrativa da literatura. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.3, pp. 297-309. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.113.02.

O presente estudo é uma revisão integrativa de literatura que teve o objetivo de evidenciar características de atendimentos psicológicos a pessoas em situação de violência sexual infantojuvenil (VSI). A busca ocorreu nas bases de dados SciELO, PePSIC e Lilacs. Foram recuperados 42 estudos empíricos ou relatos de experiência publicados entre janeiro/2006 e outubro/2017. Os dados foram agrupados em três categorias temáticas: (1) população atendida; (2) contexto, modalidade e local de atendimento; (3) instrumentos, técnicas e enfoque teórico. Da "população atendida", evidenciaram-se atendimentos a crianças e adolescentes. Os contextos clínico e psicossocial, as modalidades individual e grupal, os Serviços-Escola, os Centros de Referência e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social estão entre os apresentados. Nos instrumentos, apareceram escalas, testes psicológicos e entrevistas; nas técnicas, a avaliação psicológica e clínica e a anamnese e, nos enfoques teóricos, o psicanalítico, o psicodramático e o cognitivo-comportamental. Os resultados apresentados podem auxiliar futuras intervenções de estudantes e profissionais de psicologia que pesquisam e trabalham com VSI.

Palavras-chave : abuso sexual; abuso da criança; violência na família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License