SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Perfil de atendimentos psicológicos em contextos de violência sexual infantojuvenil: revisão integrativa da literaturaFatores que influenciam a transição para a parentalidade adotiva: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

MANGILI, Verônica Rodrigues  e  RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. A influência da depressão pós-parto sobre as práticas educativas parentais. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.3, pp. 310-318. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.113.03.

A saúde emocional materna é um dos fatores mais importantes para a interação mãe-bebê e, consequentemente, para o desenvolvimento infantil. Este estudo comparou as práticas educativas parentais de mães de bebês com e sem indicadores de depressão pós-parto e correlacionou essas variáveis para cada grupo. Para investigar os indicadores de depressão pós-parto, 60 mães de bebês responderam à Edinburgh Post-Partum Depression Scale (EPDS). As práticas educativas parentais foram identificadas por meio do Inventário de Estilos Parentais para Pais e Mães de Bebês (IEPMB). Os resultados da comparação das práticas parentais de mães com sintomas de depressão pós-parto (G1) e mães sem sintomas (G2) indicaram que as mães do G1 emitiram significativamente mais práticas de "punição inconsistente" (p=0,001) e "disciplina relaxada" (p=0,037) do que as mães do G2. A presença de sintomas de depressão pós-parto também foi correlacionada negativamente com a prática de "monitoria positiva" (p=0,048) e negativamente com as práticas de "punição inconsistente" (p=0,001) e "disciplina relaxada" (p=0,01). Os dados obtidos agregam informações sobre práticas educativas de mães de bebês e a saúde emocional materna, auxiliando na elaboração de intervenções que ofereçam apoio terapêutico às mães com transtornos psicológicos do puerpério, evitando seus efeitos sobre suas práticas e, consequentemente, sobre o desenvolvimento do bebê.

Palavras-chave : práticas parentais; depressão pós-parto; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License