SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Influence of post-partum depression at parental educational practicesBecoming the family of a child with autistic spectrum disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

SILVA, Patricia Santos; COMERLATO, Luísa Pellegrini; WENDLING, Maria Isabel  and  FRIZZO, Giana Bitencourt. Fatores que influenciam a transição para a parentalidade adotiva: uma revisão sistemática. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.3, pp. 319-334. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.113.04.

A transição para a parentalidade é um processo complexo, influenciado por fatores ligados ao contexto histórico e social. No caso da parentalidade adotiva, pode haver uma complexificação desse processo, por envolver uma constelação de forças emocionais distintas. A partir disso, o objetivo do estudo foi compreender os fatores envolvidos na transição para a parentalidade adotiva a partir de uma revisão sistemática da literatura. Foram investigados os artigos científicos publicados entre 2005 e 2015 em língua inglesa e portuguesa nas bases Google Scholar, PsycINFO, MEDLINE, SciELO, Portal de Teses da CAPES e o periódico Adoption Quarterly. A partir da análise temática dos 19 estudos selecionados, foi possível depreender que o processo de transição para a parentalidade adotiva é influenciado por: questões relativas à homoparentalidade, características pessoais dos adotantes e das crianças a serem adotadas, dificuldades com os serviços de adoção e sintomas depressivos pós-adoção. Com isso, identificou-se a necessidade de novos estudos que abordem a temática de maneira longitudinal e que investiguem amostras mais diversificadas.

Keywords : adoção; maternidade; paternidade; parentalidade adotiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License