SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Fatores que influenciam a transição para a parentalidade adotiva: uma revisão sistemáticaDificuldades de mães e de pais no relacionamento com crianças com transtorno do espectro autista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

MACHADO, Mônica Sperb; LONDERO, Angélica Dotto  y  PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. Tornar-se família de uma criança com transtorno do espectro autista. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.3, pp. 335-350. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.113.05.

Estudo qualitativo e exploratório que objetivou refletir sobre o tornar-se família de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir das repercussões do transtorno nas famílias, das características, das perspectivas futuras destas e de como elas se reconhecem nesse contexto. Participaram do estudo sete familiares de crianças com TEA atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi). Na coleta de dados, utilizaram-se questionário sociodemográfico, grupo focal e entrevistas semiestruturadas. O grupo focal e as entrevistas foram gravados, transcritos e submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que o diagnóstico de TEA repercutiu nas famílias dos participantes, demandando alterações na rotina, na dinâmica e nas relações familiares. As famílias se afastam do convívio social, centram-se na criança, vivenciam falta de apoio e dificuldade no acesso aos tratamentos, possuem preocupações e perspectivas diferentes das de outras famílias, reconhecendo-se como famílias unidas que alternam entre tristeza e alegria e que investem na criança.

Palabras clave : autismo; criança; família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License