SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Becoming the family of a child with autistic spectrum disorderTeam communication in the treatment of children who require specialized care: a review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

PEREIRA, Lorena David et al. Dificuldades de mães e de pais no relacionamento com crianças com transtorno do espectro autista. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.3, pp. 351-360. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.113.06.

Os comprometimentos característicos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem levar as crianças a apresentarem limitações no desenvolvimento, na manutenção e na compreensão dos relacionamentos socioafetivos. Por essa razão, este trabalho investigou as dificuldades relatadas por mães e por pais no relacionamento com os filhos com risco ou diagnóstico de TEA. Participaram oito mães e oito pais de crianças com risco ou diagnóstico de TEA por meio de respostas ao roteiro de entrevista semiestruturado. A partir do relato dos progenitores, foi possível identificar que, para a maioria deles, a principal dificuldade no relacionamento com os filhos era decorrente do comprometimento na comunicação interativa presente nas crianças com risco/diagnóstico de TEA. Dessa forma, torna-se necessário investir nos vínculos com as crianças com risco ou diagnóstico desse transtorno, uma vez que são eles os responsáveis pelo desenvolvimento de aspectos comprometidos do TEA, como a atenção compartilhada, responsável pelo desenvolvimento da comunicação interativa.

Keywords : Transtorno do Espectro Autista; relacionamento crianças-mães; relacionamento crianças-pais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License