SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Dificuldades de mães e de pais no relacionamento com crianças com transtorno do espectro autistaCuidadores informais de familiares com Alzheimer: vivências e significados em homens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

ANDRADE, Aline Abreu e; COUTO, Luanna Dhannat Santos  e  TEODORO, Maycoln Leôni Martins. A comunicação de equipe de saúde no tratamento de crianças que requerem cuidados especializados: uma revisão da literatura. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.3, pp. 361-372. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.113.07.

No tratamento de crianças que requerem cuidados especializados, constrói-se um relacionamento de longo prazo dos profissionais de saúde com a família através do tempo. Essa relação é consolidada com base na comunicação colaborativa entre os envolvidos. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura sobre a comunicação de equipe no tratamento de pessoas que requerem cuidados especializados. Utilizou-se as bases de dados PsyArticles (APA), ScienceDirect (Elsevier), Springer, SAGE Journals Online, Oxford Journals e SciELO na busca dos artigos. Foram selecionados oito estudos, e os resultados indicaram uma maioria de pesquisas exploratórias sobre o tema e, mais recentemente, o surgimento de estudos propositivos sobre a elaboração de ferramentas de avaliação e intervenção relacionadas com a comunicação entre a equipe em saúde. Foi identificada uma predominância de estudos que avaliam a comunicação de forma bidirecional, coletando os dados tanto com cuidadores quanto com os profissionais envolvidos no tratamento. A elucidação das pesquisas já existentes visa fornecer um panorama geral sobre o tema, auxiliando no delineamento de rumos futuros de pesquisa. Diante disso, são apontados possíveis estudos que possibilitem o avanço do conhecimento sobre a comunicação de equipe.

Palavras-chave : deficiências do desenvolvimento; equipe de assistência ao paciente; comunicação interdisciplinar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License