SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Team communication in the treatment of children who require specialized care: a review of the literaturePercepção do paciente sobre sua autonomia na unidade de terapia intensiva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

MOREIRA, Marcos Lameira; BUCHER-MALUSCHKE, Julia S.N.F.; SILVA, Jonas Carvalho e  and  FALCAO, Deusivania Vieira da S.. Cuidadores informais de familiares com Alzheimer: vivências e significados em homens. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.3, pp. 373-385. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.113.08.

Em face ao aumento da população idosa, o pequeno número de cuidadores homens informais na assistência ao paciente com a doença de Alzheimer (DA) demanda estudos científicos para compreender a dinâmica e o funcionamento do cuidado. Este estudo objetivou caracterizar os cuidadores informais e identificar as motivações, o contexto e o nível de sobrecarga do cuidador na relação com o paciente e a família. Os instrumentos foram: (a) um questionário sociodemográfico, para identificar o perfil do cuidador; (b) a realização de entrevistas semiestruturadas; e (c) o protocolo Zarit Burden Interview (ZBI). Os participantes foram selecionados no banco de dados dos cuidadores e acompanhantes dos pacientes de Alzheimer na Unidade Mista de Saúde de Taguatinga (DF) (UMT). O protocolo corroborou com o estado da arte e apontou níveis moderados de sobrecarga. As transcrições das narrativas foram agrupadas e interpretadas nas categorias contexto, motivações, vivências diante do papel de cuidar e cuidador homem. Constatou-se que a DA provoca mudanças na rotina que podem acarretar inflexibilidade no tempo. O apoio da família, dos amigos e a reciprocidade simbólica de gratidão entre o paciente e cuidador facilitam o trabalho.

Keywords : doença de Alzheimer; idoso; cuidador homem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License