SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3A comunicação de equipe de saúde no tratamento de crianças que requerem cuidados especializados: uma revisão da literaturaPercepção do paciente sobre sua autonomia na unidade de terapia intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

MOREIRA, Marcos Lameira; BUCHER-MALUSCHKE, Julia S.N.F.; SILVA, Jonas Carvalho e  e  FALCAO, Deusivania Vieira da S.. Cuidadores informais de familiares com Alzheimer: vivências e significados em homens. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.3, pp. 373-385. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.113.08.

Em face ao aumento da população idosa, o pequeno número de cuidadores homens informais na assistência ao paciente com a doença de Alzheimer (DA) demanda estudos científicos para compreender a dinâmica e o funcionamento do cuidado. Este estudo objetivou caracterizar os cuidadores informais e identificar as motivações, o contexto e o nível de sobrecarga do cuidador na relação com o paciente e a família. Os instrumentos foram: (a) um questionário sociodemográfico, para identificar o perfil do cuidador; (b) a realização de entrevistas semiestruturadas; e (c) o protocolo Zarit Burden Interview (ZBI). Os participantes foram selecionados no banco de dados dos cuidadores e acompanhantes dos pacientes de Alzheimer na Unidade Mista de Saúde de Taguatinga (DF) (UMT). O protocolo corroborou com o estado da arte e apontou níveis moderados de sobrecarga. As transcrições das narrativas foram agrupadas e interpretadas nas categorias contexto, motivações, vivências diante do papel de cuidar e cuidador homem. Constatou-se que a DA provoca mudanças na rotina que podem acarretar inflexibilidade no tempo. O apoio da família, dos amigos e a reciprocidade simbólica de gratidão entre o paciente e cuidador facilitam o trabalho.

Palavras-chave : doença de Alzheimer; idoso; cuidador homem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License