SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Cuidadores informais de familiares com Alzheimer: vivências e significados em homensEstratégias de coping frente à síndrome de burnout entre os professores: uma revisão integrativa da literatura nacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

DAMION, Marina  y  MOREIRA, Mariana Calesso. Percepção do paciente sobre sua autonomia na unidade de terapia intensivaPacient's perception of his autonomy in intensive care unit. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.3, pp. 386-396. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.113.09.

O estudo, uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório descritivo, buscou compreender a percepção de autonomia em pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. Participaram seis pacientes críticos internados na unidade, e a coleta de dados baseou-se em um roteiro de entrevista aberta com questões norteadoras, as quais foram transcritas e submetidas a uma análise de conteúdo qualitativa, sem categorias pré-definidas. A percepção dos participantes acerca da autonomia aparece estar dissociada das práticas de promoção de saúde, e visualizou-se o predomínio de um caráter assistencialista nas relações entre profissionais da saúde e pacientes, conjuntura que retira do paciente a possibilidade de se tornar um sujeito com poder de decisão sobre sua saúde.

Palabras clave : autonomia; UTI; promoção da saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License