SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Percepção do paciente sobre sua autonomia na unidade de terapia intensivaThe construction of case study case in psychoanalysis: literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

PIETROWSKI, Daniela Lopes; CARDOSO, Nicolas de Oliveira  and  BERNARDI, Claudia Canestrine do Nascimento. Estratégias de coping frente à síndrome de burnout entre os professores: uma revisão integrativa da literatura nacional. Contextos Clínic [online]. 2018, vol.11, n.3, pp. 397-409. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2018.113.10.

Atualmente, existe um aumento da prevalência da Síndrome de burnout nos docentes brasileiros. Para além dos prejuízos que essa condição causa aos professores, destaca-se uma crescente preocupação relacionada também com seus impactos na qualidade de ensino das instituições educativas. Para contribuir para o combate a essa problemática, o presente estudo teve como objetivo investigar as estratégias de coping utilizadas pelos docentes frente à síndrome de burnout. O método adotado para a elaboração deste trabalho foi a revisão integrativa da literatura. As buscas por artigos empíricos foram conduzidas nas bases de dados virtuais Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic). Foram encontrados quatro estudos após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Com base nesses estudos, foi observada a predominância de três estratégias de coping utilizadas pelos professores: (1) estratégias de coping com foco no problema; (2) estratégias de coping com foco na emoção; e (3) estratégias de coping de evitação. Concluiu-se que as primeiras são positivas e podem auxiliar na prevenção e redução dos sintomas da síndrome de burnout, as segundas podem ser positivas ou negativas, e as terceiras são negativas, na medida em que contribuem para o desenvolvimento e manutenção dos sintomas do burnout.

Keywords : burnout; coping; professor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License