SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Violência nas relações íntimas juvenis: (des)ajustamento psicossocial e estratégias de copingSignificados atribuídos ao relacionamento amoroso estável em jovens homossexuais do sexo masculino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

MACHADO, Dainon; SOARES, Maria Rita Zoéga  e  COSTA, Roberta Seles da. Avaliação de uma intervenção em grupo baseada na terapia de aceitação e compromisso para indivíduos diagnosticados com transtorno bipolar. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 26-47. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.121.02.

O Transtorno Bipolar (TB) é uma condição crônica grave, definido pela ocorrência de episódios de mania, hipomania e depressão. Está relacionado a complicações em aspectos emocionais, físicos e sociais. Pesquisas têm focado no desenvolvimento de intervenções que resultem em melhora terapêutica, como a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), que almeja produzir flexibilidade psicológica. O objetivo do artigo é apresentar um estudo de caso de um grupo baseado na ACT para três participantes com diagnóstico de TB e resultados da intervenção sobre o repertório de flexibilidade psicológica, sintomas de mania, hipomania, depressão e qualidade de vida. As sessões foram realizadas em grupo com cinco encontros totais na clínica-escola de uma universidade estadual. Foram utilizados os instrumentos Escala de Hamilton de Depressão; Escala de Mania Young, WHOQOL-bref e dados qualitativos obtidos por registro em áudio e vídeo. Os resultados demonstraram diminuição nos sintomas, melhora nos domínios físico e de relações pessoais do inventário de qualidade de vida e aumento em repertório de flexibilidade psicológica. Considerando as limitações do estudo, como um número pequeno de participantes e grupo único de intervenção, concluiu-se que a ACT foi eficaz para ampliar o repertório-alvo de pacientes diagnosticados com TB.

Palavras-chave : transtorno bipolar; terapia de aceitação e compromisso; intervenção em grupo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License