SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Avaliação de uma intervenção em grupo baseada na terapia de aceitação e compromisso para indivíduos diagnosticados com transtorno bipolarEnvolvimento parental e temperamento de crianças: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

NASCIMENTO, Geysa Cristina Marcelino  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Significados atribuídos ao relacionamento amoroso estável em jovens homossexuais do sexo masculino. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 48-74. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.121.03.

O presente estudo teve como objetivo compreender os significados atribuídos ao relacionamento amoroso estável em jovens homossexuais do sexo masculino. Foram entrevistados 17 homossexuais com idade média de 25,5 anos e 3,6 anos de relacionamento estável, em média. Utilizaram-se dois instrumentos: Técnica de História de Vida e Entrevista Semiestruturada. A partir da análise de conteúdo temático, nota-se que o conceito de relacionamento estável ganha diversas facetas, possibilitando analisar que não são somente as questões sociais/religiosas que podem definir um status, mas principalmente as vivências diárias e a forma como o casal se percebe. Entre os fatores essenciais para a constituição e a manutenção desses relacionamentos ao longo do tempo emergiram o respeito, a cumplicidade, o amor, bem como os planos e as expectativas compartilhados. Um dos aspectos que merece destaque nesse tema é a fidelidade. A abordagem dos conflitos nesses relacionamentos deve ser realizada em estudos vindouros.

Palavras-chave : homossexuais; namoro; conjugalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License