SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Meanings attributed to stable romantic relationships among young homosexual malesSocial skills of beginner and senior undergraduates evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

SCHMIDT, Beatriz et al. Envolvimento parental e temperamento de crianças: uma revisão sistemática da literatura. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 75-103. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.121.04.

O objetivo do estudo foi analisar a produção científica sobre as relações entre envolvimento parental e temperamento de crianças. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, por meio de buscas de artigos publicados em periódicos científicos indexados, entre os anos de 2007 e 2016, nas bases de dados PsycINFO, PePSIC e SciELO. Treze estudos quantitativos preencheram os critérios delimitados. A maioria investigou famílias nucleares, em que ambos os genitores residiam com o filho de até três anos de idade. Os resultados foram diversificados face à variedade dos objetivos, das amostras investigadas, dos instrumentos aplicados, bem como dos tipos de análises estatísticas realizadas. A maior parte dos estudos revelou correlações entre envolvimento e temperamento, embora as dimensões que se correlacionaram, em algumas situações, foram diferentes para mãe e pai. Evidenciou-se a tendência do pai se envolver mais com crianças com temperamento difícil, possivelmente no sentido de auxiliar a mãe a lidar com os desafios atinentes à criação dos filhos nesses casos. Ainda assim, houve predominância de estudos que indicaram maior envolvimento parental, quanto mais fácil o temperamento da criança. Esses resultados encorajam a realização de pesquisas futuras sobre envolvimento parental e temperamento de crianças, sobretudo junto a famílias com diferentes configurações e no contexto brasileiro, onde não foram encontrados estudos sobre a temática.

Keywords : envolvimento; temperamento; relações familiares; relações pai-criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License