SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Significados atribuídos ao relacionamento amoroso estável em jovens homossexuais do sexo masculinoAvaliação das habilidades sociais de universitários ingressantes e concluintes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

SCHMIDT, Beatriz et al. Envolvimento parental e temperamento de crianças: uma revisão sistemática da literatura. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 75-103. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.121.04.

O objetivo do estudo foi analisar a produção científica sobre as relações entre envolvimento parental e temperamento de crianças. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, por meio de buscas de artigos publicados em periódicos científicos indexados, entre os anos de 2007 e 2016, nas bases de dados PsycINFO, PePSIC e SciELO. Treze estudos quantitativos preencheram os critérios delimitados. A maioria investigou famílias nucleares, em que ambos os genitores residiam com o filho de até três anos de idade. Os resultados foram diversificados face à variedade dos objetivos, das amostras investigadas, dos instrumentos aplicados, bem como dos tipos de análises estatísticas realizadas. A maior parte dos estudos revelou correlações entre envolvimento e temperamento, embora as dimensões que se correlacionaram, em algumas situações, foram diferentes para mãe e pai. Evidenciou-se a tendência do pai se envolver mais com crianças com temperamento difícil, possivelmente no sentido de auxiliar a mãe a lidar com os desafios atinentes à criação dos filhos nesses casos. Ainda assim, houve predominância de estudos que indicaram maior envolvimento parental, quanto mais fácil o temperamento da criança. Esses resultados encorajam a realização de pesquisas futuras sobre envolvimento parental e temperamento de crianças, sobretudo junto a famílias com diferentes configurações e no contexto brasileiro, onde não foram encontrados estudos sobre a temática.

Palabras clave : envolvimento; temperamento; relações familiares; relações pai-criança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License