SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Envolvimento parental e temperamento de crianças: uma revisão sistemática da literaturaRede de apoio social e afetiva de mulheres que vivenciaram violência conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

BAUTH, Murilo Freitas; RIOS, Andréa Cabral; LIMA, Diego Costa  e  RESENDE, Kênia Izabel David Silva de. Avaliação das habilidades sociais de universitários ingressantes e concluintes. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 104-123. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.121.05.

O processo de ingresso e permanência ao ensino superior exige do universitário o desenvolvimento de habilidades sociais que promovam uma melhor adaptação e preparo para o mercado de trabalho. Objetivou-se caracterizar e comparar o repertório de habilidades sociais de universitários iniciantes (segundo período) e concluintes (décimo período) de diferentes cursos de graduação, e identificar fatores sociodemográficos e ocupacionais associados às habilidades sociais. Participaram 165 universitários, matriculados nos cursos de Psicologia, Direito e Engenharia Civil de uma instituição particular de Minas Gerais, que responderam o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) e um Questionário Sociodemográfico e Ocupacional. Com exceção da Engenharia Civil, foi verificado que os alunos concluintes apresentaram um repertório de habilidades sociais mais desenvolvido quando comparados aos iniciantes. Além disso, estudantes que concluíram o ensino médio em instituições públicas e possuíam renda própria mostraram-se mais habilidosos. Quanto ao gênero, homens e mulheres apresentaram um repertório mais desenvolvido em habilidades sociais distintas. Recomenda-se novas pesquisas que tenham como objetivo avaliar as mudanças no repertório de habilidades sociais dos universitários durante o período da graduação, possibilitando, desta forma, o planejamento de intervenções que promovam uma melhor adaptação e preparo para o mercado de trabalho por meio da aquisição e aperfeiçoamento dessas habilidades.

Palavras-chave : habilidades sociais; universitários; formação profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License