SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Interação mãe/pai-criança com síndrome de Down: revisão sistemática da literaturaIntimidade e apego no namoro: implicações de estudos de caso para prevenção à violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

PRATA, Lidia de Lima; CAMARGOS JUNIOR, Walter; TEODORO, Maycoln Leôni Martins  e  ROCHA, Fabio Lopes. Qualidades psicométricas da versão brasileira da Escala Broad Autism Phenotype Questionnaire (BAPQ-Br). Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 186-203. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.121.08.

O Broad Autism Phenotype Questionnaire (BAPQ) é um instrumento que foi desenvolvido especialmente para avaliar traços de autismo em adultos da população em geral. É fácil de ser administrado, confiável e eficiente. Este estudo teve como objetivo avaliar as qualidades psicométricas da escala de autorrelato da versão brasileira do referido instrumento (BAPQ-Br). A investigação das propriedades psicométricas da BAPQ-Br foi realizada por meio de análise fatorial exploratória, de consistência interna e da comparação entre grupos clínicos e não clínicos. Encontrou-se adequada consistência interna, em todos os fatores e na escala total. A extração dos fatores indicou três agrupamentos teoricamente consistentes com o estudo original, sendo que os itens dos fatores Interesse social e Rigidez se mantiveram todos nos mesmos domínios em ambas as versões (original e brasileira). Porém, 5 itens do fator Linguagem Pragmática apresentaram carga fatorial superior no fator Interesse Social. Foram identificadas diferenças significativas entre os pais de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e pais de crianças com síndrome de Down nos fatores Interesse Social, Linguagem Pragmática e no escore total e entre pais de crianças com TEA e pais de crianças com desenvolvimento típico no fator Interesse Social. O BAPQ-Br é um instrumento de rastreamento para fenótipo ampliado do autismo que poderá contribuir com o desenvolvimento de estudos epidemiológicos em nosso meio. Estes resultados são promissores, porém, novos estudos são necessários para continuar as pesquisas sobre as evidências de validade da BAPQ-Br.

Palavras-chave : fenótipo ampliado do autismo; análise fatorial exploratória; validade de testes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License