SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Intimidade e apego no namoro: implicações de estudos de caso para prevenção à violênciaPrograma de educação conjugal "viver a dois": caracterização dos casais e indicadores de adesão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

GUISSO, Luciane; BOLZE, Simone Dill Azeredo  e  VIERA, Mauro Luis. Práticas parentais positivas e programas de treinamento parental: uma revisão sistemática da literatura. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 226-255. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.121.10.

O objetivo do presente estudo foi caracterizar programas de treinamento de mães e pais, utilizados para a promoção de práticas parentais positivas na primeira infância, especificamente aquelas destinadas a pais de crianças de zero a sete anos de idade, com desenvolvimento típico. Para fins deste trabalho, desenvolvimento típico é compreendido como o padrão geral de desenvolvimento da criança, de acordo com parâmetros esperados para sua faixa etária, incluindo relacionamento, comportamento e aprendizagem escolar. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional, com base em artigos empíricos publicados nas bases de dados Web of Science, PsycINFO e BVS, de 2012 a 2017. As bases foram acessadas via Periódicos CAPES∕MEC. Utilizaram-se dois descritores indexados em português e inglês: parentalidade (parenting) e treinamento de pais (parent training). Foram localizados ao todo 300 artigos, os quais foram importados para o gerenciador de referências Zotero. Excluíram-se 28 trabalhos que estavam duplicados. Na sequência, procedeu-se à leitura dos títulos e resumos que continham os descritores mencionados e chegou-se a 27 trabalhos. Após leitura e análise do material, oito artigos quantitativos foram considerados. Os resultados apontaram para a ampliação de programas de treinamento para pais em âmbito internacional, abordando a participação maciça feminina nos mesmos. Fatores como melhor∕maior condição socioeconômica, escolaridade, idade dos pais∕mães indicaram para maior adesão e permanência nos programas de treinamento.

Palavras-chave : parentalidade; treinamento de pais; práticas parentais positivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License