SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Positive parenting practices and parental training programs: a systematic literature reviewCoexistence of family caregiver to the person with mental disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

NEUMANN, Angélica Paula; WAGNER, Adriana  and  REMOR, Eduardo. Programa de educação conjugal "viver a dois": caracterização dos casais e indicadores de adesão. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 256-281. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.121.11.

Programas de educação conjugal são estratégias que visam favorecer o aprimoramento das relações amorosas e fomentar relacionamentos mais satisfatórios e estáveis. Este estudo caracteriza 65 casais que buscaram o programa de educação conjugal "Viver a dois: Compartilhando este desafio" no que diz respeito a dados sociodemográficos, relacionais e motivacionais, e investiga se há diferenças entre aqueles que concluíram e os que abandonaram o programa. A caracterização dos participantes foi realizada por meio de análises descritivas, que indicaram que a busca pelo programa ocorreu por casais com diferentes características sociodemográficas e relacionais. A comparação entre os casais que concluíram o programa e desistiram foi analisada por meio de testes não paramétricos. Os casais que abandonaram o programa discutiam com mais frequência pelos temas relativos à infidelidade, falta de confiança ou mentiras e uso de bebida alcoólica, cigarro ou outras drogas, em comparação com aqueles que concluíram a intervenção. Conclui-se que o programa possui potencial para atrair um público variado em termos de características sociodemográficas e relacionais. Porém, casais que vivenciam conflitos graves poderiam se beneficiar mais de um atendimento individualizado em comparação com programas de educação conjugal.

Keywords : relações conjugais; conflito conjugal; intervenção psicossocial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License