SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Programa de educação conjugal "viver a dois": caracterização dos casais e indicadores de adesãoCaracterização dos estudos sobre medidas de aliança terapêutica: revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

RAMOS, Ana Carolina; CALAIS, Sandra Leal  e  ZOTESSO, Marina Cristina. Convivência do familiar cuidador junto a pessoa com transtorno mental. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 282-302. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.121.12.

Por muito tempo, os familiares estiveram afastados dos cuidados aos doentes mentais. Com a reforma psiquiátrica, novas medidas privilegiam o tratamento do doente mental em sociedade e a família passou a ter grandes responsabilidades na atenção a esta população. O presente artigo entrevistou 25 cuidadores com idade acima de 18 anos que tinham algum vínculo parental com a pessoa com transtorno mental em um serviço público de atendimento, visando apresentar as vivências e percepções sobre a doença mental e a forma como lidam com o familiar doente. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Identificou-se que os cuidadores têm grandes dificuldades na compreensão do que é a doença mental e na conciliação da vida pessoal com os cuidados ao familiar com transtorno mental. Evidenciou-se também, as distintas formas de como os familiares lidam com a doença de seu ente. O controle exacerbado de comportamentos dos doentes é muito frequente na tentativa de protegê-los, o que compromete sua autonomia e produz sobrecarga ao cuidador.

Palavras-chave : doença mental; cuidador; estratégias de enfrentamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License