SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Convivência do familiar cuidador junto a pessoa com transtorno mentalRegulação emocional e conjugalidade: vivência de pais com filhos internados em Unidade de Terapia Intensiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

RIBEIRO, Nathálya Soares et al. Caracterização dos estudos sobre medidas de aliança terapêutica: revisão da literatura. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 303-341. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.121.13.

A aliança terapêutica tem sido apontada como um importante mecanismo do processo psicoterapêutico, sendo constatadas diversas medidas para avaliá-la. Este estudo objetiva caracterizar tais medidas a partir de uma revisão da literatura. Foram incluídos estudos indexados nas bases de dados PubMed, PsycArticles e BVS, que abordavam as análises psicométricas, construção e/ou adaptação de medidas de aliança. Realizaram-se análises dos dados bibliométricos bem como a análise de conteúdo categorial temática, quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam instrumentos para mensuração da aliança em variadas versões, avaliados por clientes, terapeutas e observadores, e fundamentados em diferentes modelos teóricos. De modo geral, eles apresentaram boas propriedades psicométricas, embora tenham sido identificadas importantes questões quanto à estrutura fatorial. Para estudos futuros, sugere-se o aprofundamento da discussão da relação entre aliança terapêutica, abordagens psicoterapêuticas e quadro clínico dos clientes. A compreensão do modo como a aliança se comporta no processo psicoterapêutico ainda necessita de esclarecimentos que só serão possíveis à medida que forem reunidas evidências de validade dos instrumentos para sua mensuração. Os pesquisadores devem se atentar à proposta e ao objetivo da avaliação a fim de definir o instrumento mais congruente.

Palabras clave : aliança terapêutica; processo psicoterapêutico; psicometria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License