SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Queixas iniciais no processo de psicoterapia pais-bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

OLIVEIRA, Caroline de  e  RAMIRES, Vera Regina Röhnelt. O brincar na psicoterapia psicodinâmica de uma criança com sintomas externalizantes: um estudo de caso. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 374-402. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.122.01.

O objetivo deste artigo foi investigar o brincar na psicoterapia psicodinâmica de uma criança com sintomas externalizantes. Empregou-se delineamento misto e a abordagem de estudo de caso sistemático. Todas as sessões foram filmadas e avaliadas com o Child Psychotherapy Q-Set (CPQ). Os itens referentes ao brincar foram analisados quanto às suas médias e correlações com o tempo de tratamento. O relato da psicoterapeuta compôs a análise qualitativa. Durante os períodos inicial e intermediário, os instrumentos indicaram uma criança resistente, com intolerância à frustração, fortes sentimentos de irritação e agressividade, além de ter dificuldades em explorar os conteúdos relacionados aos problemas e grande oscilação comportamental, características que se refletiam em seu brincar. A psicoterapeuta, por sua vez, mostrou-se afetivamente engajada, sensível, e flexibilizou a técnica. No decorrer do tratamento, o paciente passou a mostrar maior engajamento nas atividades e um brincar mais fluido, espontâneo e simbólico, possibilitando a elaboração de conteúdos internos e impulsos agressivos, evidenciando melhora na capacidade de regulação emocional. As mudanças na psicoterapia não ocorreram de forma linear, identificando-se movimentos de evolução e regressão ao longo do processo.

Palavras-chave : brincar; psicoterapia psicodinâmica; sintomas externalizantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License