SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2O brincar na psicoterapia psicodinâmica de uma criança com sintomas externalizantes: um estudo de casoMulheres vítimas de violência física na infância e as repercussões na maternidade na idade adulta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SCHWOCHOW, Monique Souza et al. Queixas iniciais no processo de psicoterapia pais-bebê. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 403-430. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.122.02.

As queixas iniciais nos atendimentos de psicoterapia pais-bebê podem, por vezes, denunciar os principais sinais de sofrimento psíquico dos bebês, das mães e dos pais. Diante da importância destas problemáticas apontadas pelas famílias com bebês, o presente estudo teve como objetivo compreender as queixas apresentadas no período inicial do tratamento em um serviço de atendimento pais-bebê de uma universidade pública do sul do Brasil. A partir de uma pesquisa descritiva, foram analisadas as queixas iniciais presentes nos relatos de 23 famílias atendidas neste serviço entre os anos de 2013 e 2017. Os resultados encontrados nesta investigação apontam para a existência de três eixos centrais referentes às queixas: dificuldades relacionadas à maternidade, sintomas psicofuncionais no bebê e preocupações quanto ao desenvolvimento do bebê. As queixas iniciais de agressividade do bebê foram as mais frequentes neste estudo, junto às dificuldades na interação e no vínculo entre mãe-bebê. Com estes achados, espera-se auxiliar na compreensão do desenvolvimento das famílias com bebês e no incentivo à promoção de saúde das famílias com bebês.

Palavras-chave : queixas iniciais; psicoterapia pais-bebê; pesquisa em psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License