SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Initial complaints in the parent-infant psychotherapy processMaternal mental health and social support: influences in infant development during the first two years of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

REICHERT, Amanda Munique  and  KRINDGES, Cris Aline. Mulheres vítimas de violência física na infância e as repercussões na maternidade na idade adulta. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 431-450. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.122.03.

Este estudo objetivou investigar as consequências comportamentais, emocionais e psicossociais em mulheres que sofreram violência física intrafamiliar na infância e as repercussões na relação maternal na idade adulta. Sabe-se que a infância é um período crucial do desenvolvimento humano e as vivências desses primeiros anos de vida serão representativas ao longo da vida. O delineamento utilizado foi qualitativo exploratório a partir de estudo de casos coletivos. Participaram do estudo quatro mulheres maiores de 18 anos, escolhidas por conveniência, usuárias do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, que foram vítimas de violência física no contexto intrafamiliar durante a infância e que passaram pelo processo da maternidade na idade adulta. Como instrumentos para a coleta de dados, foram utilizados questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. A coleta de dados ocorreu nas dependências do CAPS, em um encontro com cada participante. A análise das entrevistas foi orientada pelo método de análise de conteúdo temática. Os resultados evidenciaram que todas as participantes apresentaram repercussões negativas nos aspectos comportamentais, emocionais e psicossociais, em menor ou maior intensidade. As participantes que sofreram polivitimização tiveram as consequências negativas intensificadas. Além disso, foi possível identificar que o tornar-se mãe sofreu influência das situações de violência na infância. Os resultados mostraram aumento do cuidado na relação maternal na idade adulta de modo a compensar a falta de cuidados na própria infância. Porém, apareceram dificuldades na demonstração de afeto para com os filhos.

Keywords : violência física; infância; relação maternal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License