SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Mulheres vítimas de violência física na infância e as repercussões na maternidade na idade adultaRepercussões emocionais em indivíduos que possuem irmãos com deficiência: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

IRURITA-BALLESTEROS, Carolina; FALCAO, Deusivania Vieira da Silva; ROCINHOLI, Luciene de Fátima  e  LANDEIRA-FERNANDEZ, J.. Saúde mental e apoio social materno: influências no desenvolvimento do bebê nos dois primeiros anos. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 451-475. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.122.04.

Este estudo de caso único (díade mãe-bebê), baseado no modelo bioecológico de Bronfenbrenner, objetivou investigar indicadores de saúde mental materna e o apoio social recebido durante a gravidez e o pós-parto, avaliando as influências e repercussões dessas variáveis sobre o desenvolvimento durante os dois primeiros anos de vida do bebê. A mãe foi submetida a entrevistas clínicas e a avaliações da saúde mental utilizando o Medical Outcomes Study (MOS), o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), a Escala de depressão pós-natal de Edinburgh (EPDS) e o Mini International Neuropsychiatry Interview (M.I.N.I) durante quatro pontos de seguimento: três na gestação e um no pós-parto. O bebê completou três avaliações com as escalas Bayley do Desenvovlvimento Infantil (BSID III) realizadas durante o primeiro e o segundo anos de vida. Verificou-se que a mãe apresentou sintomas depressivos durante o primeiro trimestre gestacional e quarenta e cinco dias após o parto. Traços de ansiedade na mãe e frágil apoio social foram encontrados durante todos os trimestres da gestação e no puerpério. Este estudo evidenciou que a criança exposta à depressão materna e a uma rede de apoio social frágil desde o início da vida, está mais vulnerável a fatores de risco que prejudicam o desenvolvimento.

Palavras-chave : relacionamento mãe-bebê; saúde mental materna; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License