SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Saúde mental e apoio social materno: influências no desenvolvimento do bebê nos dois primeiros anosGrupo de crianças em um serviço-escola de psicologia: perspectiva dos usuários e seus responsáveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

ALVES, Carolina Martins Pereira  e  SERRALHA, Conceição Aparecida. Repercussões emocionais em indivíduos que possuem irmãos com deficiência: uma revisão integrativa. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 476-508. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.122.05.

Relacionamentos fraternos permeados pela deficiência de um dos irmãos podem impor adaptações e exigências a indivíduos com desenvolvimento típico. A presente revisão integrativa objetivou compreender como as produções científicas dos últimos 10 anos têm retratado os sentimentos e necessidades no tocante à relação fraterna e à dinâmica familiar de indivíduos com desenvolvimento típico que possuem irmãos com deficiência. Foram analisados 21 artigos nacionais e internacionais. A despeito da multiplicidade cultural dos estudos, muitos resultados semelhantes foram observados. Dentre estes, destaca-se a ambivalência que repercute na subjetividade desses irmãos, na dinâmica familiar e nas preocupações relativas ao futuro. Os relacionamentos interpessoais e as possibilidades de lazer também são afetados a partir do diagnóstico da deficiência, sendo necessárias, nesse sentido, adaptações e novas configurações, provenientes das condições impostas pela deficiência do irmão. Os irmãos ainda relataram vivências relativas a preconceito e estigma. Todos os artigos analisados sugerem intervenções e propostas de cuidado a esses irmãos, com implicações para as práticas de profissionais da saúde, educação e assistência social que atuam na área. Constata-se a importância da composição de espaços de escuta para acolher o irmão do indivíduo com deficiência, com o aprimoramento de recursos de apoio social para assistência adequada às suas necessidades.

Palavras-chave : pessoas com deficiência; irmãos; inclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License