SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Emotional repercussions in individuals who have siblings with disabilities: an integrative reviewAssociations between religiosity - spirituality and marital relationships: systematic review study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

SILVA, Ana Carolina de Moraes; SEI, Maíra Bonafé  and  ORTOLAN, Maria Lúcia Mantovanelli. Grupo de crianças em um serviço-escola de psicologia: perspectiva dos usuários e seus responsáveis. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 509-532. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.122.06.

Os serviços-escola de psicologia têm diversificado suas intervenções para atender a extensa fila de espera para psicoterapia individual, com criação de diferentes dispositivos de atendimento. Com isso, objetiva-se investigar a perspectiva de crianças e responsáveis acerca de um grupo aberto de crianças desenvolvido em um serviço-escola de psicologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empreendida por meio do Procedimento de Desenho-Estória com Tema, que consistiu na realização de um desenho com o tema "o grupo", contar uma história, atribuir um título e, por fim, a realização de um inquérito referente à ilustração. A análise de dados seguiu o referencial psicanalítico, a partir de leituras em atenção equiflutuante, atribuindo sentido ao material coletado. Foram entrevistados 9 crianças e 7 familiares e os resultados foram divididos em categorias, discutindo-se divergências e convergências entre a perspectiva de crianças e responsáveis. A partir dos resultados, considera-se que o grupo se apresentou como um espaço lúdico, de acolhimento e estabelecimento de laços de amizades, com limitações concernentes ao contato com os familiares e à heterogeneidade própria dos grupos abertos. Percebe-se que o grupo de dinâmicas se mostrou como uma prática inovadora, pertinente para uso no contexto dos serviços-escola de psicologia.

Keywords : grupo; crianças; clínicas-escola; desenho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License