SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Grupo de crianças em um serviço-escola de psicologia: perspectiva dos usuários e seus responsáveisA função do relacionamento sexual para casais em diferentes etapas do ciclo de vida familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

HOFFMANN, Eduardo Friederichs  e  COSTA, Cristofer Batista da. Associações entre religiosidade - espiritualidade e as relações conjugais: estudo de revisão sistemática. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 533-559. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.122.07.

A religiosidade/espiritualidade (R/E) é um fenômeno presente em diferentes culturas, capaz de orientar e influenciar as relações interpessoais, estando ligado a experiências profundas e marcantes que dão sentido à vida. O objetivo nesse estudo foi avaliar as associações entre R/E e as relações conjugais. Trata-se de um estudo de revisão sistemática da literatura científica, nas bases de dados Medline, PsycINFO, Scielo e Lilacs, por meio dos descritores "espiritualidade AND casamento" e "religião AND casamento". Na busca inicial foram encontrados 670 estudos, dos quais 18 atenderam aos critérios de inclusão. De acordo com os estudos analisados, a R/E interfere nas relações conjugais e nas decisões antes do casamento. Pode ser tanto um recurso ao casal, associado à satisfação conjugal, à capacidade de resolução de conflitos e à vivência plena da sexualidade, como um desafio, se os parceiros forem de religiões diferentes ou tiverem comportamentos rígidos acerca da doutrina e prática religiosa, aspectos que podem gerar estresse e desacordos. Identificar e compreender particularidades da religiosidade/espiritualidade de indivíduos, casais e famílias no contexto clínico é essencial para se poder intervir de forma respeitosa e empática, visto que tal consideração pode aumentar ou diminuir os efeitos da intervenção psicológica. Outros resultados e reflexões são discutidos à luz da literatura científica.

Palavras-chave : religião; espiritualidade; casamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License