SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Associações entre religiosidade - espiritualidade e as relações conjugais: estudo de revisão sistemáticaMindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

ROCHA, Fabricio de Andrade  e  FENSTERSEIFER, Liza. A função do relacionamento sexual para casais em diferentes etapas do ciclo de vida familiar. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 560-583. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.122.08.

Sexualidade é um tema complexo, atravessado por questões individuais, familiares, sociais e culturais. O casamento tradicional e a família nuclear passam por profundas alterações, podendo gerar novos desafios conjugais. Este estudo buscou compreender a função que o sexo cumpre nos casamentos de nove casais heterossexuais, em diferentes estágios do ciclo de vida familiar. Participantes foram selecionados por conveniência em Betim-MG e fizeram parte de um grupo focal com esposas e outro com maridos. Os dados foram analisados através da análise textual discursiva. Os resultados demonstraram que os participantes consideram o sexo elemento importante para o casamento. Percebeu-se a existência de funções diferentes para homens e mulheres: eles buscam prazer e relaxamento no orgasmo, e prezam pela quantidade, e elas valorizam mais romantismo e intimidade, prezando pela qualidade da relação sexual. A função do sexo não mudou com a chegada de novas fases do ciclo de vida, mas cada fase trouxe desafios para a relação, podendo gerar tensões e conflitos. Os resultados indicam que intervenções terapêuticas com casais e pesquisas futuras precisam levar em consideração as diferentes funções do sexo para homens e mulheres nas relações conjugais.

Palavras-chave : relações sexuais; relacionamento conjugal; estágios do ciclo de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License