SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A função do relacionamento sexual para casais em diferentes etapas do ciclo de vida familiarA recoabitação dos filhos e netos na perspectiva de idosas chefes de família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

FORTES, Paula Madeira; WILLHELM, Alice Rodrigues; PETERSEN, Circe Salcides  e  ALMEIDA, Rosa Maria Martins de. Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 584-598. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.122.09.

Existem evidencias que suportam o uso de intervenções baseadas em mindfulness para depressão e ansiedade em adultos, entretanto a pesquisa com crianças ainda é escassa. A maior parte dessas pesquisas é desenvolvida em escolas e com população não clínica. Este estudo objetivou investigar artigos disponíveis que sugerem programas de intervenção com mindfulness em grupo clínico de crianças com ansiedade e depressão. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida por dois avaliadores. As bases utilizadas foram PubMed, Web of Knowledge, PsycINFO e Scielo, através da combinação de palavras-chave: ((mindfulness_) AND Child_) AND (anxiety OR depression OR internalizing problems). Os critérios de inclusão foram: artigos no período de 2008 a 2017, ensaio clínico, amostra de crianças até 12 anos com ansiedade e/ou depressão e protocolo com mindfulness. Foram encontrados 346 artigos, dentre eles, apenas três cumpriram todos os critérios de inclusão para essa pesquisa. Os artigos selecionados diferem no método e nos objetivos e não foi possível encontrar uniformidade entre eles. Os artigos são heterogêneos entre si, abarcam sintomatologia diferente, sendo que nenhum deles encontrou resultado específico para depressão. Apesar disso, todos fizeram pré e pós teste, foram realizados de forma grupal e apresentam resultados promissores da intervenção, com diminuição dos sintomas para ansiedade.

Palavras-chave : mindfulness; crianças; depressão; ansiedade; ensaio clínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License