SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática de literaturaProcessos de enfrentamento e resiliência em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

GONCALVES, Francisca Valda; CARDOSO, Nicolas de Oliveira  e  ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Estratégias de intervenção para adolescentes em situações de bullying escolar: uma revisão sistemática. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 636-658. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.122.12.

O bullying entre adolescentes constitui-se em um grave problema social e de saúde pública, fazendo-se necessária a utilização de estratégias de intervenção que ajudem na prevenção do bullying no ambiente escolar. Sendo assim, esta revisão sistemática objetivou investigar os tipos de intervenções existentes, as quais podem ser utilizadas com adolescentes em situação de bullying escolar. As buscas por artigos científicos foram realizadas em maio de 2018, através da utilização da string "Bullying" AND "Intervention" AND"School" AND "Adolescents", em três bases de dados virtuais: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), US National Library of Medicine and National Institutes of Health (PubMed) e American Psychological Association Database (PsycNET). Foram localizados inicialmente 1.784 artigos, restando 19 estudos após aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão. Observou-se que as estratégias de intervenção para o bullying podem ser divididas em três categorias: 1) estratégias de intervenção mediadas por professores e equipe escolar, 2) estratégias de intervenção mediadas por profissionais de fora da escola, 3) estratégias de intervenção mediadas por alunos. Concluiu-se que as duas primeiras categorias apresentam estratégias de intervenção com boas evidências de eficácia para redução dos comportamentos relacionados ao bullying escolar. Foram localizados apenas três estudos que sugeriram o uso de intervenções mediadas pelos próprios estudantes, as quais não apresentaram altos índices de eficácia.

Palavras-chave : Bullying; intervenção; adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License