SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Intervention strategies for adolescents in school bullying situations: a systematic reviewHistory of violence and Disorders of Extreme Stress not Otherwise Specified (DESNOS) in women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

GALVAO, Jéssica Oliveira; MATSUOKA, Érica Tavares de Melo; CASTANHA, Alessandra Ramos  and  FURTADO, Francisca Marina de Souza Freire. Processos de enfrentamento e resiliência em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 659-684. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.122.13.

A Doença Renal Crônica (DRC) associada à hemodiálise implica em alterações na vida do paciente que têm impacto sobre a sua qualidade de vida. Todavia, a resiliência pode promover um novo significado e oportunidades de vida ao paciente. O objetivo do estudo foi compreender os aspectos envolvidos nos processos de enfrentamento e resiliência de pacientes em hemodiálise. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada em um hospital público de Recife-PE, com participação de 15 pacientes (oito do sexo feminino e sete do sexo masculino). Os instrumentos utilizados foram um questionário sócio demográfico e clínico e entrevista semiestruturada, analisados por meio de estatísticas descritivas e análise categorial temática. Os participantes tinham entre 23 e 89 anos, com tempo de tratamento dialítico entre 8 meses e 27 anos. Das entrevistas, emergiram duas classes temáticas: Vivências relacionadas ao adoecimento renal crônico e Processos de Resiliência. Constatou-se que o adoecimento marca uma ruptura na vida do indivíduo e, comumente, os pacientes estabelecem uma relação dual com a hemodiálise (vida x prisão). Diante dos fatores de risco, os fatores de proteção ajudam no processo de resiliência reduzindo o impacto negativo da doença, facilitando, para alguns destes pacientes, a ressignificação da experiência e superação desta.

Keywords : Resiliência; doença renal crônica; hemodiálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License